7 dicas para alcançar o suce$$o em vendas


por Emir Pinho em Artigos / 24 de setembro de 2014

Equipe de sucesso trabalha unioda e com liderança!

Suce$$o em vendas não trata de sorte, mas de Atitudes de Vendas!

Algumas coisas são fundamentais para os profissionais que optaram pelo espetacular caminho das vendas, sejam elas vendas técnicas, consultivas ou descompromissadas.

Em todas as situações de atendimento de clientes e até mesmo nas vendas por telefone e e-mail, alguns princípios precisam ser observados e praticados de forma organizada.

A apresentação num âmbito geral é de suma importância e poderá determinar o #sucesso ou o #fracasso de uma relação comercial e, portanto, é essencial que os profissionais estejam capacitados para causar uma estonteante apresentação e darem um show na frente de “Sua Majestade, O CLIENTE”!!

A seguir compartilho alguns pequenos lembretes para começar o negócio com o pé direito no espetáculo e ganhar a plateia!

  •  1ª Dica – Prepare-se!

Muito mais do que apenas “afiar o machado”, é imprescindível que você escolha o machado certo para cada tipo de árvore.

Na prática, é necessário que o vendedor tenha amplo e profundo conhecimento sobre seu produto e serviço, sobre as características do que está oferecendo, mas sobretudo sobre os benefícios que poderá ser gerado para o cliente. Em tempos de acesso facilitado às informações (internet, redes sociais, whatsapp, …) saber agregar valor para os compradores é fundamental para obter suce$$o.

  •  2ª Dica – Cuidado com o visual

A regrinha é antiga, mas conheço uma “penca” de vendedores e vendedoras que se destroem de vez na frente do prospect ou do cliente. O visual (nosso e de nosso produto/serviço) é fundamentalmente importante para cativar a atenção da pessoa que está a nossa frente ou no outro lado da tela. Isso envolve marketing pessoal, bom senso, educação, inteligência emocional, postura corporal e clareza corporativa. Da mesma forma que enviar um folder sujo, amassado, rasgado e mal feito irá destruir a imagem de nosso produto.

Lembre-se sempre: Nunca teremos uma segunda chance de causar uma impressão fantástica!

  • 3ª Dica – Personalize e “pessoalize”

Uma coisa é distribuir panfletos genéricos num semáforo ou num engarrafamento. Entrega-se qualquer coisa escrita para qualquer um que aceite receber.

Outra coisa é atender uma pessoa que desejamos que se torne nossa cliente. Esta pessoa merece ser chamada pelo nome e ter nosso produto/serviço customizado ou apresentado como se tivesse sido desenvolvido e preparado exatamente para ela.

Faça sempre a personalização minuciosa e qualificada. Mesmo que no mercado B2B, os produtos ou serviços são vendidos para PESSOAS… e essas pessoas tem nome!

Então ao tratar, negociar, encaminhar, responder ou entregar, sempre o faça para o “senhor Fulano” ou para a “senhora Beltrana”.

  •  4ª Dica – Conte histórias sobre o que você vende

As pessoas tendem a se motivarem à partir de boas experiências e por mensagens explícitas ou subliminares que façam alguma referência sobre aquilo que estamos vendendo. Compartilhe as histórias de como seu produto ajudou algum de seus clientes ou de como seu serviço conseguiu aumentar de forma relevante, os resultados da empresa de um de seus clientes.

Um exemplo disso ocorreu comigo na semana passada, quando estava realizando uma Consultoria em São Paulo e conversando com o cliente de meu cliente, identificamos uma situação bastante bacana e atrativa, onde alguns de nossos benefícios geraram mais de R$ 1 milhão em economia para a sua empresa.

Afinal quem não quer deixar de gastar R$ 1.000.000,00 com todos os seus zeros? Pois é…isso já é uma história que vende!

  •  5ª Dica – Crie o hábito de praticar

A excelência é uma das realidades mais perseguidas pelos profissionais de vendas. Principalmente por aqueles que desejam se tornar Campeões de Vendas. Apesar disso, poucos são os profissionais que priorizam os treinamentos e as práticas para melhorar.

Assim como um jogador, os bons vendedores praticam muito para alcançar o topo de suas carreiras profissionais. Exercícios repetitivos podem cansar, mas a falta de exercícios pode matar o profissional.

Então a minha dica é: NUNCA PARE DE TREINAR!

  • 6ª Dica – Enxergue seu verdadeiro público

É comum que os vendedores comuns (redundância necessária!), achem difícil conseguir sair de seus atoleiros de resultados frustrantes. Um dos maiores motivos disso está na falta de visão, que os impede de enxergar um palmo adiante de suas zonas de conforto desconfortáveis.
Quando queremos ter sucesso em vendas, devemos olhar longe, almejar mercados grandes e rentáveis, olhar fora da caixinha…e perseguir nossos desejos insistentemente.
Pensar pequeno é para os medíocres. “Olhar os próprios pés machuca o pescoço!”

  •  7ª Dica – Saiba dizer o que você vende

Vamos fazer agora mesmo um exercício bem fácil e objetivo?

Pergunte para você mesmo: O que você vende?

…pense e responda.

Poucos responderão algo que vá além das embalagens de seus produtos ou da descrição de seus produtos. Alguns vendedores do tipo “miojo instantâneo” serão até capazes de repetir a missão de suas empresas…!!

Por exemplo,  o que um vendedor de algodão-doce medíocre responderia que vende?…algodão-doce.

Já um bem sucedido vendedor de algodão-doce responderia que ele vende Alegria e sorrisos adocicados com a felicidade das crianças!

Esse poder de sintetizar e traduzir o produto ou serviço é o que separa o vendedor medíocre do vendedor bem sucedido!

As equipes de sucesso não vendem informações técnicas e sim benefícios tecnicamente aplicados. Vender bem é vender aquilo que seu produto ou serviço pode fazer pelo cliente, agregando valor, diminuindo custos, agilizando processos, criando satisfação, relevância e eficácia.

Abandone os velhos métodos de vender por catálogos técnicos e você verá que o mundo é muito mais colorido do que você enxerga!

É óbvio que fazer uma venda não é fácil, especialmente se você não faz sempre (ou nunca fez). Mas quanto mais treino, quanto mais você ensaiar e ter confiança no que você está dizendo, mais fácil vai ser.

Lembre-se, você deve ser o especialista de seus produtos e de seus serviços e deverá fazer as coisas certas para conquistar o sucesso.

Então, tenha confiança, prepare-se bem e suas vendas serão shows!

 

Emir Pinho – @emirpinho – whatsapp: 5199673306

Você tem outras dicas para acrescentar? Compartilhe com a gente!

E lembre-se que temos todas as ferramentas certas para ajudar você e sua empresa nesta busca pela excelência e pela conquista dos melhores resultados comerciais. Temos treinamentos, cursos e consultorias específicas para atender todas as demandas e necessidades que sua equipe precisa!

Basta entrar em contato conosco!


Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Eu quero mais artigos como este!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *