Artigo: Tenho o maior orgulho em ser AMADOR! – por Emir Pinho


por Emir Pinho - Consultor de Seguranca - 51 9967 3306 - ID 9214136 em old / 5 de abril de 2009

Eu tenho o maior orgulho em ser AMADOR!


Hein? Amador?

– Mas não somos nós que ficamos sempre falando das atitudes profissionais nas áreas comerciais de nossas empresas?

– Não somos nós que treinamos e preparamos nossas atividades para nos alastrar pelo mercado, aumentando nossa carteira de clientes?

Então como posso ser AMADOR, se minhas práticas e minhas atitudes são voltadas para sempre obter os melhores resultados e alcançar nossas metas?

É isso mesmo, nós que trabalhamos pesado para obtermos conhecimentos técnicos e comerciais para intensificar e qualificar cada vez mais nossas relações comerciais; nós que planejamos, estudamos e colocamos em prática nossos conhecimentos da segurança privada, buscando sempre oferecer mais tranqüilidade e bem estar para nossos parceiros pagantes (clientes/usuários).

Pois então… que papo é esse de AMADOR? Vocês dirão que o Emir está ficando louco… ou que a senilidade chegou para ele junto com os cabelos brancos.

Mas não… a coisa ainda não é assim não. Eu ainda não estou louco e ainda não fiquei incapacitado. Pelo menos ainda não!

Ora, talvez a primeira regra do verdadeiro consultor de segurança privada seja o amor pelo que ele faz.

Pela definição da palavra AMADOR, por exemplo, consigo mostrar muito bem o quero dizer. Veja o que nos mostra o eterno amansa-burro:

“AMADOR:

Adjetivo e substantivo masculino;

– que ou aquele que gosta muito de alguma coisa;

– amante, apreciador, entusiasta

– “que ou quem se dedica a uma arte ou um ofício por gosto”.

Por esta definição, minha tese de que tão importante quanto o profissionalismo irretocável, o amadorismo revolucionário pode ser a grande alternativa para estabelecermos novas formas de atuar em nosso mercado.

Como eu disse lá no título desse breve artigo, eu tenho o maior orgulho em ser amador. Eu amo demais a atuação que somente as áreas comerciais conseguem impregnar no cotidiano de atendimentos e de recomendações de segurança.

Nos dias de hoje, não basta aos nossos colegas da área comercial, o conhecimento rígido e engessado nas questões que envolvem a segurança patrimonial de nossos parceiros pagantes (clientes), seja ela prestada por vigilantes ou por soluções eletrônicas.

Afinal, nada vai conseguir substituir um bom projeto de segurança, uma ótima recomendação e uma perfeita integração com os parceiros pagantes envolvidos. Mas tudo isso precisa de um item essencial que em algumas vezes não é nem mesmo lembrado: o grande e importante amigo BOM SENSO!

Não podemos cometer o erro de recomendarmos sistemas que, por dificuldade de uso ou por complexidade, dificultarão a utilização por parte dos “parceiros pagantes”. Não esqueça que eles serão fundamentais para o bom funcionamento das soluções por nós recomendadas. A usabilidade das soluções em segurança é importantíssima para o bem estar e a tranqüilidade de nossos clientes.

E para chegarmos nesse nível de amadurecimento do BOM SENSO, precisamos estar empenhados e focados na desenvoltura de nossa atividade. Lembro sempre que eu NÃO ESTOU comercial. EU SOU COMECIAL! Essa é uma das coisas que não me canso nunca de dizer e de repetir… não para me convencer, mas para reafirmar isso nas minhas metas.

Desenvolvo minhas atividades com afinco, com predileção e entusiasmo. Vejo que a cada dia, absorvo mais e mais conhecimentos. Todos os dias alastro-me por novos contatos, novas parcerias, novas relações comerciais e pessoais, ampliando minha rede e me permitindo abrir novas negociações, estabelecendo novos nichos de atuação, novos mercados que necessitarão de novas soluções e novos produtos. E isso por sua vez exigirá novos conhecimentos, novas tecnologias e novamente novos parceiros, novas redes e novas negociações… e assim se manterá essa verdadeira bola de neve, ampliando nossos horizontes parra onde a nossa visão imediatista não consegue estabelecer parâmetros.

Mas para chegar nisso tudo, eu concluí que é necessário SER AMADOR! Tratar de meus produtos como ferramentas que me levarão ao núcleo das grandes bolas de neve. Minha atuação amadora, apaixonada, empenhada e determinada, me permite agir com esse amor, agir com paixão, agir com determinação. E claro, treinar muito e permanentemente… o AMADOR é assim!

Sei que alguns de vocês dirão que isso é papo… é balela, é coisa para inglês ver… que na prática o negócio é o dinheiro, a comissão, o contracheque (seja ele gordo ou magro). Desculpe-me desapontar quem pensa assim… mas para mim, o dinheiro resultante desse caso de amor com a área comercial é apenas o resultado de ótima relação de amor. Não que o dinheiro não seja importante… claro que ele é! A companhia de energia elétrica não aceita que eu deixe de pagar a luz que eu consumo, só porque eu sou AMADOR. Da mesma forma que quando eu vou ao supermercado fazer compras, o cartão que eu apresento para pagar as compras não é um cartão de identificador de AMADORES.

Ocorre que tudo que eu faço, tudo que eu penso, tem como meta estabelecida algo muito maior que o dinheiro que pode gerar diretamente. Primeiro porque faço com amor; e fazendo com amor, procuro fazer perfeito, ou o melhor que conseguir. E na próxima vez tentarei melhorar ainda mais! E nós sabemos que nem tampouco o amor feito por dinheiro é tão bom assim!

Dessa forma, largue de lado os jargões do profissionalismo. Coloque-se ao lado de seus parceiros, sejam eles colegas, fornecedores ou clientes, e trate de ampliar seu entusiasmo com eles. Torne-se um AMADOR REVOLUCIONÁRIO! Ache bons negócios onde ninguém acredita que exista, ouse, crie, estabeleça… pense diferente! Faça diferente! Seja VOCÊ a própria diferença!

Emir Pinho
Consultor Comercial em Segurança Privada
Fones: (51) 81261363 – 99673306 – 81797392
emir@consultordeseguranca.com.br
www.consultordeseguranca.com.br

Continuem enviando suas dúvidas, colaborações e opiniões por e-mail, que eu tenho o maior prazer em responder cada uma das mensagens.


Tags:


Eu quero mais artigos como este!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.