Detrans vão definir placa eletrônica


por Emir Pinho - Consultor de Seguranca - 51 9967 3306 - ID 9214136 em old / 24 de setembro de 2008

Detrans vão definir placa eletrônica

Colaboração para a Folha de S.Paulo

O Sinav (Sistema Nacional de Identificação Veicular), aprovado em 2006 e que já deveria ter entrado em operação em maio, começa a sair do papel.

O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) estabeleceu que cada Detran (estadual) definirá o equipamento e como serão instalados chips e antenas, que “lerão” o carro.

A única exigência é que a tecnologia seja a mesma para que o automóvel possa ser identificado em qualquer lugar do país.

Conhecido como placa eletrônica, o chip é ativado quando o carro passa por antenas da rede do Sinav, enviando os dados do veículo para uma central.

As informações vão ser utilizadas para encontrar veículos roubados e em situação irregular, com multas que não foram pagas e impostos atrasados.

Segundo o texto do projeto, toda a frota circulante deverá ter o chip até novembro de 2011. O Sinav é confundido com a resolução 245 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que prevê a instalação de um dispositivo antifurto. A medida foi aprovada em 2007 e já foi regulamentada.

Em agosto de 2009, todos os veículos fabricados no Brasil terão um equipamento que permite rastreamento e bloqueio.

Segundo o Denatran, a tecnologia será definida pela montadora, e caberá ao proprietário do carro ativar ou não o aparelho.


Tags:


Eu quero mais artigos como este!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.