Dez! Nota Dez! – Artigo de Marcos Sousa


por Emir Pinho - Consultor de Seguranca - 51 9967 3306 - ID 9214136 em old / 26 de fevereiro de 2009

Artigo – DEZ! NOTA DEZ!

Ontem, enquanto eu assistia à apuração dos votos que definiriam a melhor escola de samba do Rio de Janeiro, percebi o quanto as torcidas rezavam, sofriam e esperavam ansiosas a abertura dos envelopes. Tudo para ouvir: “Dez! Nota Dez!”. Ouvindo os quesitos avaliados lembrei-me de que em outra passarela, muito maior do que o sambódromo, desfilam diariamente milhares de vendedores, embora poucos consigam encantar, fidelizar e levar alegria a seus clientes. E como no carnaval tudo pode, resolvi brincar com os quesitos de um vendedor nota DEZ! Vamos a eles.

A bateria sustenta com sua marcação, a cadência indispensável ao desenvolvimento do samba, do canto e da evolução. Assim como a bateria que define o ritmo de toda escola, o coração do vendedor define o ritmo de seus resultados. Somente aqueles que têm muita PAIXÃO por vendas conseguem vencer todos os obstáculos e revezes naturais do trabalho, e mantêm, no final do dia, a mesma motivação e capacidade de encantar que tinham ao sair da cama. Como toda energia, nada se perde, nada se cria, só encanta quem está encantado com o que faz.

A comissão de frente saúda os expectadores e pede passagem para a agremiação. Ela é julgada pela forma gentil, elegante e coordenada com que seus integrantes cumprimentam o público. E você como trata as pessoas ao seu redor? Um vendedor deve tratar seu cliente (interno ou externo) com a máxima gentileza e cordialidade, já na primeira ligação, carta, e-mail ou mala direta. Conquiste sua passagem com sorrisos e palavras sinceras.

O quesito fantasia deve retratar os elementos tradicionais, folclóricos e históricos de acordo com o tema. Poderíamos fazer uma relação com a apresentação pessoal de um vendedor. Se você quer ter uma primeira impressão positiva, deve merecê-la e conquistá-la, dedicando total atenção à forma com que você se apresenta aos seus clientes. Cuide de sua imagem e se vista especialmente para seus clientes. Seu cliente merece o seu melhor terno ou tailleur.

O samba enredo irá avaliar a letra e a melodia apresentada, respeitando-se a licença poética. Aqui entra a sua canção, discurso, enfim, o que você fala para seu cliente. Você tem que desenvolver a capacidade de transmitir sua mensagem (comunicação) de forma clara, simples e convincente. Enfim, tenha um samba gostoso de cantar. Até hoje ouvimos antigas canções e marchinhas de carnaval que continuam encantando a todos quando são tocadas.

No quesito evolução são avaliadas a empolgação, agilidade, precisão, elegância e criatividade dos passistas das alas. Do mesmo modo que uma evolução não comporta claros na pista, sua apresentação deve ser impecável, do início ao fim. Transmita espontaneidade, vibração e criatividade quando apresentar seu produto. Inove e surpreenda seus clientes. Essa é uma oportunidade única de se tornar memorável.

Também poderíamos agregar à apresentação o quesito alegorias e adereços, onde são avaliados todos os elementos cenográficos do desfile. Ou seja, explorar sabiamente recursos extras que captem os cinco sentidos dos clientes de modo a obter total atenção e aprovação. Revele o artesão das vendas que existe dentro de você.

Não importa se você é um vendedor (ou vendedora), seja um mestre-sala (ou porta-bandeira) que tem a honra de conduzir a bandeira (marca), símbolo maior de sua agremiação (empresa). Seja muito mais do que um vendedor, seja um embaixador de sua empresa e de si mesmo, transmitindo o máximo de brilho, elegância e respeito. Tenha uma postura ética e digna de quem carrega o pavilhão na avenida.

Finalmente, o quesito conjunto avalia o “todo” do desfile, ou seja, a forma geral e integrada como a escola se apresenta. De outro modo, não adianta você e, principalmente, sua empresa, fazerem mil promessas e não cumpri-las. Aqui entra sua política de pós-vendas e atendimento. Como você avalia sua atenção, disponibilidade e capacidade em ajudar seus clientes quando surgem os problemas? Afinal, não é a própria escola que dá nota a si mesma. O que manda é a percepção que os clientes têm de seu produto ou serviço. Tal como a platéia e juízes, eles elegem seu sucesso!

Portanto, descubra a felicidade e a realização em sua profissão de vendas, escolha sua melhor fantasia, entre sem medo na passarela, solte o grito ao cantar, e transmita a máxima vibração, beleza, simpatia e alegria em suas ações. Os aplausos, prêmios e reconhecimento não vêm para quem não os merece. Aqueles que desfilam na avenida, encantam porque estão felizes, acharam um significado no que fazem e querem transmitir algo positivo para os outros. Aprendamos com eles. Afinal, embora muitos queiram, poucos ouvirão: DEZ! NOTA DEZ!

OLHA O VENDEDOR AÍ, GENTE! SAMBA VAI!

Viva Neguinho da Beija-Flor!

25/02/2009

 

Marcos Antonio de Sousa, graduado em Engenharia Eletrônica e MBA em Administração de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Especialista em vários cursos nacionais e internacionais de vendas para o mercado de segurança eletrônica. Atua como consultor de Marketing, Vendas e Estratégia Empresarial para as empresas do ramo de segurança. Consultor da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE). Conferencista em eventos realizados pela FENAVIST (Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores). Colunista da Associação Brasileira de Profissionais de Segurança (ABSEG). Palestrante nos principais congressos, simpósios e eventos de segurança eletrônica e privada do país. Articulista no Jornal da Segurança e SegNews, nas revistas Proteger, Venda Mais, Infra, Segurança&Cia;, SESVESP, Security, Higi Press (ABRALIMP) e Negócio Fechado (Japão). Autor do livro: Vendendo Segurança com SEGURANÇA. E-mail: marcos@consultesousa.com

Você quer um treinamento FOCADO no mercado de SEGURANÇA?

CHAME MARCOS SOUSA!

Mais artigos, visite: www.consultesousa.com


Tags:


Eu quero mais artigos como este!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.