Ondas verdes: monitoramento de ônibus por GPS pretende desafogar trânsito nos principais corredores


por Emir Pinho - Consultor de Seguranca - 51 9967 3306 - ID 9214136 em old / 14 de janeiro de 2007

Frota será monitorada em tempo real
A Superintendência de Trânsito e Transporte da Capital fez hoje apresentação oficial do sistema de monitoramento do trânsito por GPS. Com operação marcada para o primeiro semestre de 2007, a STTrans vai começar a implantação de aparelhos nos ônibus.
O objetivo é melhorar o fluxo de veículos nos principais corredores da cidade através das chamadas ‘ondas verdes’.
“A gente circulando na área do Centro pára em praticamente todos os semáforos, com a onda verde, você pegando o primeiro verde, os seguintes todos estarão do mesmo jeito”, explica o superintendente da STTrans, Deusdete Queiroga, A intenção é que através da verificação do tempo que os ônibus demoram para atravessar determinados pontos, possa se saber quais áreas são mais problemáticas.
Com esses dados em mão a STTrans vai colocar em prática a coordenação dos semáforos de modo que não ocorram paradas desnecessárias. Também, quando a situação se tornar mais crítica poderão ser enviados com mais celeridade agentes de trânsito para avaliar o quadro e minimizar os problemas.
“Se a gente percebe que um ônibus está demorando muito num trecho muito pequeno vamos supor que naquela área tem um congestionamento e poderemos atuar melhor nesses pontos. O gerenciamento será feito 24 horas. Recebemos muitas reclamações sobre atraso de viagens, mas com a fiscalização através só do pessoal não dá para fiscalizar efetivamente todo o sistema”, explica.
A Avenida Flávio Ribeiro Coutinho, Pedro II, Beira Rio e suas alças, João Machado, Tabajara, Argemiro de Figueiredo e Vasco da Gama são as mais problemáticas e por isso tendem a ser as mais beneficiadas pelo monitoramento.

Tags:


Eu quero mais artigos como este!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.