Pesquisa revela que 88 % se sentem inseguros


por Emir Pinho - Consultor de Seguranca - 51 9967 3306 - ID 9214136 em old / 22 de julho de 2007

Segurança
Pesquisa revela que 88 % se sentem inseguros

Pesquisa encomendada pela RBS nas 10 cidades gaúchas mais violentas mostra que um em cada três entrevistados foi vítima de roubo. A proporção se repete quando a pergunta é se a pessoa foi vítima de furto. Diante deste quadro, 88,6% afirmaram sentir-se “inseguros” em relação ao risco de ser vítima de roubo, furto ou acidente. Apenas 6,6% declararam sentir-se “seguros”.
A enquete, feita pela Fato Pesquisa Social e Mercadológica, foi realizada com 800 entrevistados. É um segmento da pesquisa publicada no domingo passado por Zero Hora a respeito da opinião sobre a Lei Seca, medida proposta pela Secretaria da Segurança Pública para restringir a venda de bebida alcoólica.
Foram ouvidas pessoas nos 10 municípios com maior índice de homicídios, respeitada a proporção de crimes em relação ao total da população. Os entrevistados foram abordados dias 11 e 12 de julho.
Do total de entrevistados, 37,3% afirmaram já terem sofrido algum roubo (quando o bandido está armado ou ameaça a vítima), sozinhos ou acompanhados. Já 34,1% disseram ter sido vitimados por furtos, sozinhos ou na companhia de uma pessoa próxima. Um grupo de 14,6% dos pesquisados afirmou ainda ter sido vítima de agressão física. Um dado da pesquisa salta aos olhos: mais da metade dos entrevistados (54,7%) disse ter sofrido algum crime.
A enquete verificou também a opinião das vítimas de roubos, furtos e acidentes sobre a proposta de Lei Seca. A defesa da restrição à venda de bebidas alcoólicas nas madrugadas dos finais de semana é maior entre os que declararam se sentir “inseguros” com relação à violência.
Curioso é que, entre os que foram vítimas de roubos e furtos, 31,9% são contrários ou muito contrários à Lei Seca. Entre os que não sofreram esse delitos, a rejeição atinge 23,6%.
Outra constatação é que o maior número de vítimas de crimes ou acidentes de trânsito está entre os que afirmam consumir bebidas alcoólicas. É também maior o número de vítimas de delitos entre os que vão com mais freqüência a locais públicos, como bares e restaurantes.
A margem de erro da pesquisa é de, no máximo, 3,5% (pontos percentuais para mais ou para menos).

Tags:


Eu quero mais artigos como este!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.