Procedimentos para segurança pessoal no veículo


por Emir Pinho - Consultor de Seguranca - 51 9967 3306 - ID 9214136 em old / 24 de novembro de 2006

KIT DE SEGURANÇA: O QUE TER / CARREGAR NA CARTEIRA E COMO PROCEDER EM SITUAÇÕES GRAVES:
RG : xerox. A lei não obriga andar com a original;
CIC: não colocar na carteira;
TITULO DE ELEITOR : só usar nas eleições;
DOC DO VEÍCULO : não carregar a original, mas sim autenticado pelo Detran (qualquer despachante faz);
CARTÕES DE CRÉDITO: se tiver mais de um, carregar apenas um escondido emoutro lugar, fora da carteira. Se o ladrão levar, tudo bem. O perigo é ser utilizado em seqüestro-relâmpago.
CARTÕES DE BANCO: os mais perigosos, pois revelam toda a situação bancária. Se possível, não ter ou não carregar. Caso inevitável, agir como no caso do Cartão de Crédito;
CHEQUE: não apresenta perigo, pois é sustável. Somente estelionatáriosgostam.
BANCO 24 HORAS: Nunca ir ao Banco 24 horas, se inevitável, procurar os de shoppings e de locais movimentados, durante o dia e policiados.
A PÉ: Nunca parar para falar com estranhos, seja pedido de informações, seja qualquer outra coisa. O ladrão sempre vem de frente, encosta para perguntar e puxa a arma (no caso de assalto). Batedor de carteira é diferente, assim cuidado para carregar bolsas e carteiras.
NO CARRO: Colocar tudo no porta-malas, bolsa, casacos, pastas, volumes…. Cuidado com os outros volumes pois sacolas, presentes e pacotes também “convidam” o ladrão. Segurança Básica: portas travadas, vidros fechados, cinto de segurança e volumes no porta-malas.
NO SEMÁFORO: Procurar parar sempre na pista da direita, os elementos estão sempre do lado do motorista, pois é mais fácil abordar e fugir; Focalizar, ou seja, estar atento aos arredores, ao ambiente, aos suspeitos e se posicionar para dificultar sua ação;
FAROL VERMELHO, POUCOS CARROS: reduzir a velocidade. Pode ser que o sinal fique verde antes de ser necessário frear o carro – não existe assalto em movimento;
POSICIONAMENTO INTELIGENTE: No tráfego pesado, procurar se posicionar entre os carros atrás a direita. Atenção: manter distância do carro da frente, se observar movimento suspeito, ir para frente “colado” no carro a sua esquerda, para dificultar a abordagem (não ligue se o motorista olhar feio, ele não entende nada de segurança)
DURANTE O ASSALTO: Pronto, deu azar ou marcou “bobeira” está sendo assaltado.
O QUE FAZER?- NUNCA REAJA; – não tente fugir; – encurte o tempo (não enrole);- não faça movimentos bruscos;- não porte armas – Não haverá tempo e nem oportunidade de usar.Então por que carregar? (caso o ladrão descubra, ficará com mais uma arma).Além disso:- Tente ficar (ou parecer) calmo, com fala mansa;- obedeça;- peça autorização e avise quando fizer algum movimento (por ex.: ao desengatar o carro ou pegar um objeto) caso contrário, o ladrão podepensar que se trata de uma reação;- carregue mais dinheiro (para satisfazer o ladrão) e menos cartões.
APÓS A OCORRÊNCIA:- não perseguir; na verdade, afaste-se do local;- não chore ou entre em desespero;- ligue o mais rapidamente possível para o 190 com todas às informações possíveis em mãos ou na ponta da língua (endereço preciso, descrição, direção da fuga etc.);- encaminhe-se para a delegacia mais próxima ao fato (não da sua casa).

Chame imediatamente o Consultor de Segurança, Emir Pinho, pelo fone 51 9967 3306 e contrate imediatamente o Monitoramento Veicular STV.

Com sua segurança não se brinca!!


Tags:


Eu quero mais artigos como este!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.