Sistema rastreia pessoas em Roma


por Emir Pinho - Consultor de Seguranca - 51 9967 3306 - ID 9214136 em old / 13 de setembro de 2006

A Telecom Itália, em parceria com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), desenvolveu um sistema de mapeamento em tempo real que rastreia pessoas nos espaços urbanos.
Batizado de Real Time Rome, o projeto foi lançado na Bienal de Veneza, exposição de artes e projetos tecnológicos relacionados a estudos urbanos.
A tecnologia do MIT, baseada em parte em GIS (Geographic Information System), mapeia dados em tempo real colhidos de operadoras de telefones celulares e autoridades de transporte para criar uma imagem baseada em localização e população.
De acordo com Carlo Ratti, diretor do novo Senseable City Laboratory, que está rodando o Real Time Rome e um projeto similar baseado em Wi-fi no campus do MIT, afirma que os mapas oferecem informações sobre locais populares e o fluxo do trânsito – dados que arquitetos e profissionais de planejamento de cidades precisam.
O Real Time Rome também está sendo usado para perceber como os turistas se movimentam pela cidade de Roma e pode mostrar onde picos de volumes de ligações ocorrem. Um exemplo de imagem do projeto mostrava uma concentração de utilização de telefones celulares em volta do Estádio Olímpico e na aparição da cantora Madonna no Vaticano no mês passado.
Para quem se preocupa com privacidade, existe uma declaração do Senseable City Lab que diz que as informações individuais sobre os usuários são mantidas no anonimato.
Os pesquisadores do MIT trabalharam, no ano passado, num projeto similar baseado em telefonia celular, em Graz, Áustria.
O Real Time Rome está em cartaz na 10a Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza até 19 de novembro.
Fonte: Redação IT Web
NOTA DO EMIR:Esse sistema poderá ser uma grande ferramenta para e localização de seqüestros-relâmpagos, apesar dos riscos que ele mesmo representa!

Tags:


Eu quero mais artigos como este!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.