O Espetacular Vendedor – publicado originalmente no CINEBusiness.blog.br


por Emir Pinho em Principal / 8 de agosto de 2012

O Espetacular Vendedor

Todo vendedor tem, dentro de si o vírus de um super-herói. Depois que esse vírus se instala, pessoas normais começam a se transformar em espetaculares vendedores.

Sucesso absoluto nas bilheterias de todo o planeta, o filme O Espetacular Homem-Aranha reascendeu a discussão sobre a reinvenção de históricos heróis das histórias em quadrinhos, atualizando-os e trazendo-os paras as realidades mais impressionantes dos tempos atuais.

O jovem Peter Parker personagem criado na década de 60 pelo mestre Stan Lee e publicado nas páginas dos gibis da Marvel Comics reproduzia a transformação acidental de um jovem introspectivo e encabulado órfão que desde pequeno foi criado por seus tios Ben e May, num bairro suburbano de Nova York. Na história original, o jovem apesar de muito tímido também era tremendamente inteligente e torna-se um “super” ao ser picado por uma aranha exposta à radioatividade, provocando-lhe várias mutações biológicas, metabólicas e genéticas.

A versão atualizada produzida pela Sony Pictures resguarda a base essencial do emocionante passado da história do super-herói maravilhosamente interpretado por Andrew Garfield, inserindo muitos efeitos especiais e aproximando o personagem para as crises que acometem a maioria dos jovens atuais, tais como dificuldades de relacionamentos, a incessante vontade de conhecer seu passado e saber mais sobre seu pai, o verdadeiro criador de teses sobre a mutação genética envolvendo o cruzamento de espécies.

Alguns detalhes conseguem fazer com que a plateia dê boas risadas, como atender o celular em pleno “trabalho”, esquecer-se de comprar “ovos” e a tentativa de guardar o telefone celular dentro do uniforme desenhado especialmente para obter o melhor desempenho. Em tempo, a escolha do material do uniforme foi feita diretamente no maior buscador do mundo atual – o Google.

Com a mesma simplicidade com que retrata a vida comum aos dias de hoje, o filme mostra o quanto é possível obter informações a fim de se conseguir as melhores performances e ter acesso sobre questões decisivas para os profissionais atuais.

Não pude deixar de comparar as formas e os encaminhamentos de Peter Parker com o espetacular vendedorque o nosso mercado atual exige.

O Espetacular Homem Aranha - CINEBusiness | Cinema e cultura com um toque de empreendedorismo

Analisem comigo…

Ninguém nasce vendedor assim como ninguém nasce super-herói, fora o super-homem.  Essa é uma profissão que precisa ser despertada e, muitas vezes depende da picada de um inseto, contaminando-nos com a deliciosa vontade de nos tornarmos importante para as pessoas e ainda ganharmos com isso. O “veneno da primeira comissão” vendedor algum esquece!

No começo, Peter Parker também é desajeitado e comete certas falhas e erros, mas empenha-se em treinar, treinar e treinar, buscando a melhor performance e sua excelência para obter o melhor resultado.

Mais um retrato do “vendedor-aranha”. No início da labuta, o super-herói dos negócios também “enfia o pé na jaca” de vez em quando, geralmente nos seus primeiros atendimentos de sua carreira.

Mas se dando conta disso e diante de algumas vendas perdidas, o verdadeiro vendedor entende que a sua maioridade profissional depende única e exclusivamente de seu empenho em buscar mais conhecimento e tornar-se mais ágil, mais completo, mais inteligente emocionalmente e mais seguro de seu papel. Isso é o resultado de muito treino, de muita determinação e de sua atitude.

Em alguns momentos, assim como no filme, ele vai bater em paredes (portas fechadas) duras, vai ter que enfrentar o Chefe (de polícia) e eternamente vai tentar provar seu valor e sua importância.

Da mesma forma que, depois de contaminado, o vendedor-aranha tem a percepção e os sentidos completamente aguçados e estimulados. O vendedor-aranha se torna irrequieto, e começa a “enxergar e ouvir” em quase todos os lugares, aumentando sua participação e seu entusiasmo.

E àquilo que era seu trabalho, passa a ser seu prazer absoluto. Ele passa a ser aluno cativo do Senhor Gentileza, buscando atender cada vez melhor seus prospects e clientes.

O espetacular “vendedor-aranha” também tem a atitude como característica. Ele investe em sua carreira. Ele pesquisa e corre atrás das melhores ferramentas para desempenhar suas funções, tais como uniforme, smartphones, notebooks, e se bobear até mesmo um novo fio de alta resistência para ser usado como teia e amarrar seus negócios.

O Homem-Aranha não da desconto para a bandidagem. Ele persegue sua meta (na fita ele tenta encontrar o bandido que assassinou seu tio Ben),  e promete não sossegar enquanto não conseguir seu propósito. O nome disso é perseverança.

Ora, ora, o espetacular “vendedor-aranha” também é obstinado e movido por metas, é auto motivado e reinventa suas estratégias a fim de conquistar seus objetivos.

Mas como nem tudo são negócios, o amor também paira no ar do espetacular Homem-Aranha. Apaixonado pela belíssima Gwen Stacy, interpretada pela talentosa Emma Stone, o jovem mancebo faz de tudo para ser percebido pela gata. E consegue!

O Espetacular Homem Aranha - CINEBusiness | Cinema e cultura com um toque de empreendedorismo

E o nosso espetacular “vendedor-aranha”? Bem este super-herói de carne e osso também traz consigo inúmeras paixões. Amores que fazem com que ele estimule sua motivação. Pode ser esposa, namorada, filhos, pais, avós, time do coração, carros, motos… enfim. Todo “vendedor-aranha” tem pelo menos um excelente motivo para tirar a bunda da cadeira e relacionar novos negócios e novos sucessos.

Apesar disso, até hoje nenhum “vendedor-aranha” me apresentou sua sogra como motivo de estímulo!!

Particularmente eu costumo dizer que o vendedor é motivo por grandes sentimentos de amor. E o “vendedor-aranha” mais ainda! E justamente por isso é que as áreas comerciais das empresas devem ser mais carismáticas, devem ser emocionantes e emocionadas.

O caso de amor entre o espetacular “vendedor-aranha” e seu cliente, é capaz de levar sua empresa ao clímax orgasmático e revigorante do verdadeiro sucesso de bilheteria.

Apenas para encerrar este breve release comparativo, eu peço que o “vendedor-aranha” só não repita um único detalhe do vibrante filme dirigido por Marc Webb: na eminente morte do pai da mocinha, o Homem-Aranha promete ao moribundo, que irá se afastar da mesma… promessa que ele mesmo reconhece não poder cumprir.

O espetacular “vendedor-aranha” é aquele que só promete aquilo que ele irá cumprir, atendendo as expectativas de seu cliente. O resto são moscas…

Acompanhem O Espetacular Vendedor-Aranha nas melhores empresas de sua cidade e façam com que se torne um marco na cinematográfica história comercial!

Um energizado abraço-aranha, muitas reinvenções e até o próximo capítulo das mais incríveis comparações empreendedoras aqui no CINEBusiness!

Capa do Filme O Espetacular Homem Aranha - CINEBusiness | Cinema e cultura com um toque de empreendedorismoFicha Técnica:

Título Original: The Amazing Spider-Man.

Lançamento: 2012 (EUA).

Direção: Marc Webb.

Duração: 136 min.

Gênero: Ação.

 

Emir Pinho

Um eterno Homem de Vendas, adepto e praticante dos princípios e conceitos de reinvenção diária, palestrante, motivador, sempre ligadão em 440V.

E-mail do Emir: emir@consultordeseguranca.com.br
Facebook do Emir: http://www.facebook.com/emirpinho
Twitter do Emir: @emirpinho

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Eu quero mais artigos como este!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *