PF cancela 217 empresas de segurança clandestinas em 2011


por Emir Pinho em Principal / 3 de abril de 2012

03/04/2012
PF cancela 217 empresas de segurança clandestinas em 2011

Em 2011, a Polícia Federal fechou 217 estabelecimentos que prestavam serviço de segurança privada de forma clandestina ou irregular, em todo o Brasil. O estado de São Paulo foi o que liderou o número de encerramentos, com 43 empresas fechadas, seguido por Goiás (34), Rio de Janeiro (25), Pernambuco (23) e Minas Gerais (15). No Mato Grosso do Sul foram fechadas seis empresas.

“Embora seja uma atividade regulamentada, há muitos casos de empresas atuando de forma clandestina e irregular, colocando em risco a vida das pessoas ao redor, já que não possuem capacidade técnica para prestar este tipo de serviço. Por isso, a ação fiscalizadora da PF, que depende principalmente de denúncias, é imprescindível para garantir a qualidade da prestação do serviço pelas empresas sérias”, alerta João Palhuca, vice-presidente do Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado de São Paulo (Sesvesp).

No Brasil, apenas empresas autorizadas pela Polícia Federal podem prestar serviço de vigilância patrimonial, transporte de valores, escolta armada e segurança pessoal privada, conforme prevê a Lei 7.102/83. No País, cerca de 1.500 empresas são legalizadas e o Estado de São Paulo concentra a maioria delas: 429.

Lei Geral da Copa

A Lei Geral da Copa, já aprovada pelo Congresso Nacional, deve contemplar que a FIFA e o COL (Comitê Organizador Local) só poderão contratar empresas habilitadas pelo Ministério da Justiça (Polícia Federal) para realizar todo e qualquer serviço de segurança privada, em qualquer atividade, na Copa das Confederações e na Copa do Mundo, que requerer esse tipo de serviço, como em estádios, hotéis, concentrações e FAN FEST’s.

Empresas canceladas pela PF em 2011

SP 43 – GO 34 – RJ 25 – PB 23 – MG 15 – ES 14 – SC 9 – PA 8 – CE 7 – PR 7
MS 6 – PE 6 – BA 4 – AM 3 – AP 2 – MA 2 – MT 2 – RN 2 – AC 1 – AL 1 –
DF 1 – RO 1 – RS 1 – PI 0 – RR 0 – SE 0 – TO 0
TOTAL 217

Sesvesp – Fundado em 1988, trabalha como entidade sindical que congrega e representa as empresas de segurança privada, segurança eletrônica e dos cursos de formação e aperfeiçoamento de vigilantes no Estado de São Paulo. Trabalha para coibir a prestação de serviços por empresas informais, que somam cerca de um terço do total de companhias do segmento. Luta, também, para que seja aprovado o Estatuto da Segurança Privada, que prevê uma regulação maior ao setor e qualifica como crime a contratação de serviço de segurança privada clandestina, além da utilização de vigilantes sem treinamento e registro na Polícia Federal, que é o órgão público responsável pelo controle da segurança privada no Brasil.

Maiores informações www.sesvesp.com.br

Fonte: AgoraMS – http://www.agorams.com.br/jornal/2012/04/pf-cancela-217-empresas-de-seguranca-clandestinas-em-2011/


Tags:, , , , , , , , , , , , , , ,


Eu quero mais artigos como este!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.