2015 será um ótimo ano…mas apenas para quem se preparar!
Ano novo chegando e nesse período é essencial que sejam traçadas as novas estratégias imediatas e seus planos de ação em curto, médio e longo prazo.
Nestes dias que antecedem 2015, é importante que se faça uma retrospectiva completa sobre o ano que passou, uma varredura sobre as informações que temos em mãos e uma análise profunda sobre os apontamentos críticos que o futuro nos projeta.
A ampla maioria das projeções de especialistas, desenham quadros bastante negativos e muito pessimistas, principalmente sobre a economia do Brasil, que atravessa um delicado e perigoso período de recessão e instabilidade.
As informações
Ainda na semana passada, ao realizar um trabalho de Consultoria para uma das melhores empresas de segurança de São Paulo, estive reunido com seus seus gestores e reunimos o máximo de informações fornecidas por especialistas de mercado, por institutos de pesquisas e análises, bancos e consultorias especializadas, para entender o momento do Brasil, imediatamente após a indicação dos novos comandantes da política econômica do Governo. Tudo com o objetivo de apontar qual a direção que essa empresa deverá seguir em 2015 para se manter em crescimento no mercado e sofrer menos com as possibilidades de crise.
Ficamos impressionados com as constatações!
As previsões
Todos os gurus da economia apontam que o próximo ano será marcado com situações que imaginávamos estar enterradas desde o Governo FHC:
- Inflação em crescimento constante, podendo atingir os dois dígitos ainda no terceiro trimestre;
- Recessão acentuada;
- Estagnação dos índices de crescimento da renda;
- Diminuição do poder de compra e venda;
- Aumento das taxas de juros para tentar frear a inflação;
- Aumento das taxas de desemprego;
- Grande possibilidade de diminuição da economia, ou seja, crescimento negativo do PIB;
- Aumento das medidas restritivas ao crédito, diminuindo mais ainda o poder de compra;
- Aumento da inadimplência;
- Sensível aumento dos níveis de exigência por parte de contratantes e compradores;
- Exigência de qualidade e negociação para venda de produtos e serviços.
Ora, ora, ora. Traduzindo em poucas letras, poderemos dizer que 2015 será um ano de “CRISE”. E isso me faz lembrar que os períodos de crise costumam ser bastante difíceis para os departamentos comerciais das empresas, geralmente envolvidos e comprometidos pelos aspectos econômicos.
Isso exigirá mais estratégias e profissionalismo de todos: de empresas em seu conjunto, dos diretores dessas empresas, de seus gestores, de seus colaboradores e muito mais de seus líderes e vendedores!
O ano que se avizinha tende a ser o “Grande Ano” para os profissionais que se destacarem em planejamento, em estratégia, em preparo, em conhecimento, em técnicas, em treinamento e em excelência para vender e negociar.
O mercado consumidor de produtos e serviços será mais analítico, mais equilibrado e contido na hora de “abrir a mão” e concretizar negociações e compras. Dinheiro para negócios vai haver, mas será preciso muita qualidade e capacitação para conseguir traze-lo para sua empresa.
Até mesmo o setor público tende a se retrair, diante das inúmeras ações que flagraram casos de corrupção, descaso e desvios do erário público. A torneira do “dinheiro fácil” tende a se fechar, e isso fará com que algumas empresas antes alicerçadas nas negociatas, sejam obrigadas a disputar os consumidores privados.
Mas nem tudo de uma “CRISE” é negativo.
Os orientais, por exemplo, com sua sabedoria milenar, explicam “crise” como “Perigo” e “Oportunidade”, ou seja, nos ensinam que “CRISE” é o melhor momento para se ter “ATENÇÃO” e “ATITUDE”, pois com os processos sendo muito mais criteriosos, somente as empresas e profissionais mais capacitados, mais ousados e mais empreendedores se destacarão no mercado. Além de que as crises uma série de empresas com posturas “picaretas” tendem a sumir do mapa, uma vez que não possuem conteúdo e nem capacidade para atingir os altos níveis de exigência do mercado.
Também é importante lembrar que as empresas que não contarem com os melhores processos de redução e ajuste de custos, serão pesadas demais para se ajustarem aos anseios do consumidor e, por sua falta de gestão equilibrada, perecerão diante da concorrência das empresas de Alto Desempenho e que buscam se aprimorar, qualificando e capacitando seus colaboradores.
As alternativas
Para superar as dificuldades impostas pelo mercado, as empresas dispostas a ver seus números crescerem de forma saudável, deverão ser rápidas, eficientes, apresentar desempenhos que atendam as expectativas dos contratantes e, principalmente, deverão contar com profissionais eficazes na frente de suas negociações e vendas.
O momento é de ajustar seus processos buscando qualidade e eficiência, reduzir custos com o descarte de falhas comerciais e operacionais e principalmente tornar todos os seus colaboradores em excelentes vendedores e negociadores da empresa e de sua marca.
Isso torna necessário criar condições e estruturas adequadas para todo o grupo, além de proporcionar incessantes cursos, treinamentos e processos que aumentem o conhecimento individual e em equipe tornando-os num verdadeiro time de talentos.
Tornar as empresas eficientes em todos os aspectos é essencial para se #reinventar no mercado e poder se reposicionar diante dos momentos de necessidade e de inovação.
Certa vez, Steve Jobs questionado sobre suas atitudes à frente da Apple, disse algo que marcou um novo ponto de visão e posicionamento estratégico no mercado:
“Eu estou tão orgulhoso das coisas que não fiz, quanto das que eu fiz. Inovação é dizer “não” para mil coisas”.
De fato é importante que estejamos despertos para acompanhar atentamente os sinais do mercado, analisar rapidamente os fatos e agir para a melhora de nossas empresas.
No momento que todos estejam chorando diante da crise, quero estar vendendo lenços. E lenços descartáveis para continuar vendendo e vender cada vez mais!
Será essencial motivação mas principalmente estabelecer um novo momento de conhecimento de interpretação das necessidades e desejos do consumidor e, nesse quesito, os profissionais qualificados e bem treinados serão fundamentais!
O momento de crise vai permitir separarmos “o joio do trigo”, momento em que não bastará que empresas e profissionais apenas “pareçam excelentes”! Terão de provar essa excelência e esse preparo nas negociações para que esse processos se tornem vendas de verdade!
Muito Mais Atitudes de Vendas – MMA de Vendas
E assim como me foi perguntado pelos gestores da empresa paulista, devo recomendar que você e sua empresa tomem atitudes para capacitar seus colaboradores, tornando-os especialistas em negociação e em vendas, possibilitando assegurar um 2015 excelente e de Alto Desempenho, mesmo que o ano novo não apresente essa perspectiva para todos!
Capacitar e treinar
Para auxilia-lo neste processo e garantir que você e sua empresa tenham um 2015 excelente, mesmo que ano não prometa, recomendo que você invista fortemente em capacitação e treinamento para sua equipe de vendas, de atendimento, operacional e de líderes e gestores. Mas para que isso não seja feito “à moda louca” e na base do “achismo”, é imperativo que tudo seja realizado a partir dos levantamentos profissionais e criteriosos que devem ser realizados em sua empresa para constatar as necessidades iniciais.
Cada corporação é diferente em conhecimento acumulado, em capacidade operacional, em alcance de atendimento e em suas forças de vendas e atendimento. Tudo isso deve ser analisado e pesado para apontar os melhores caminhos e as atitudes mais acertadas para direcionar os planejamentos estratégicos e o plano de ação com as prioridades.
Para isso criamos um novo perfil de Consultoria e novas formas para aplicarmos cursos e treinamentos ajustados para empresas de todos os tamanhos e com todas as necessidades. Muito mais ágil, muito mais veloz e muito mais acessível para empresas de que desejam obter o sucesso, mesmo nos momentos de crise.
Entre em contato conosco que apresentaremos nossos inovadores métodos para tornar sua empresa altamente vendedora e negociadora, suas equipes alinhadas e comprometidas com o crescimento da empresa e com a qualidade que o mercado requer.
Teremos um grande ano pela frente! Depende exatamente dos caminhos que decidiremos percorrer!
Para o alto e avante!
Fone e whatsapp: 5199673306
emir@empconsultoria.com.br – emir@consultordeseguranca.com.br
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